O desenvolvimento do feto durante a gestação – II parte – Artigo de Margarida Pereira

2 - Segunda fase: fase que decorre entre a 3ª e 8 ª semanas e que se denomina fase embrionária;
Neste período, estabelece-se o eixo do corpo no embrião e cada uma das três camadas principais: ectoderme, mesoderme e endoderme, vão dando origem aos seus próprios tecidos e sistemas de órgãos.
O sistema vascular e o coração, permitem que o sangue do embrião não se misture com o da mãe, e assim flua e vá nutrindo os tecidos definindo um rápido crescimento.
Ao 40º dia é possível medir a actividade cerebral do embrião através de um EEG(electroencefalograma).
Ao 42º dia, o cérebro do embrião já coordena os movimentos dos músculos e órgãos.

No final desta etapa, o embrião já tem cerca de 25 mm de comprimento. Traços faciais, membros, mãos, pés, dedos e unhas tornam-se aparentes.
O sistema nervoso está receptivo e muitos dos órgãos internos começam a funcionar.
3 – Terceira fase que consiste no Período Fetal, correspondendo entre a 9ª semana e o nascimento.
É uma fase que se caracteriza pelo assombroso crescimento do corpo fetal e pela maturação dos sistemas orgânicos no feto.
Às 9ª semana, as impressões digitais do feto estão a ser gravadas.
As pálpebras e palmas das mãos, por sua vez, são sensíveis ao toque. Os soluços começam e ocorrem por esta altura. Entre a 9ª e a 12ª semanas, o feto também já dobra os dedos à volta de um objecto colocado na palma da mão. Pode começar a sugar o polegar.
Nesta fase também se formam as unhas (das mãos e dos pés).
A rapidez da condução dos impulsos nervosos através dos neurónios é assegurada pelo envolvimento dos prolongamentos neuronais por uma bainha protectora de mielina. A mielinização inicia-se ao 4º mês e termina por volta do 1º ano de vida pós-natal.
Por volta da 16ª semana, o feto tem cerca de 9-14 cm de comprimento. Pode pestanejar, agarrar e mover a sua boca. O cabelo cresce na cabeça e o pêlo no corpo.
Na 20ª semana, o feto pesa aproximadamente 250-450 g e mede cerca de 15-19 cm da cabeça aos pés. As glândulas sudoríferas desenvolvem-se e a pele exterior transformou-se de transparente em opaca.

Durante o fim do primeiro trimestre e o segundo trimestre, é notável o comprimento do feto (5 cm por mês) enquanto o peso aumenta considerávelmente durante os 2 últimos meses de gestação (700gr por mês). Outra alteração observável é a desaceleração relativa do crescimento da cabeça.

Pela 21ª semana a mãe reconhece claramente os movimentos do feto.
Na 24 ª semana, o feto é capaz de inalar, exalar e até chorar. Os olhos estão completamente formados e a língua desenvolveu o gosto. Sob cuidados médicos intensivos, o feto tem mais de 50% de hipóteses de sobreviver fora do útero.
Semana 28 – Nesta altura, o feto, geralmente, é capaz de viver fora do útero da mãe e será considerado prematuro à nascença.
Semana 38 – Etapa que marca o final do período normal de gestação.

A criança está agora preparada para viver fora do útero da sua mãe.
- VER LINK DESENVOLVIMENTO FETAL:
Bibliografia:
Enfermagem Obstétrica- Silva, Gilberto T.R; Albuquerque, Rosemaeire S. in Livros de Saúde (edição brasileira);
Ligação Materno Fetal – Isabel Margarida Mendes, 1º edição- Quarteto Editora:
http://www.visaoreal.com.br/a_incrivel_jornada_da_vida.htm

Fonte: http://enfermped.wordpress.com/2007/02/20/o-desenvolvimento-do-feto-durante-a-gestacao-ii-parte-artigo-de-margarida-pereira/